Minha conta de luz veio muito alta! Acho que a CELESC fez a medição errada da minha energia! O que devo fazer?

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23/01/2019

Neste mês de janeiro, muitas pessoas estão reclamando dos altos valores nas faturas de energia elétrica. Antes de entrar em contato com a CELESC para ver se realmente foi feita alguma medição errada, o consumidor deve comparar o consumo deste mês, com o mesmo mês do ano passado.

Todos os anos o valor da energia elétrica está subindo muito no Brasil. Só em 2018, este aumento em Santa Catarina foi de quase 14%. Com estes aumentos e com a diferença de consumo entre os meses de inverno e verão, fica difícil a comparação, apenas pelo valor da fatura.

As faturas dos meses de verão geralmente são mais caras que as dos meses de inverno. O ar-condicionado é o principal vilão do consumo e nesses dias de calor parece impossível não utilizá-lo.

Dezembro e janeiro estão sendo meses realmente quentes, por isso um aumento do consumo nesse período deve ser normal. Na fatura da CELESC é possível verificar o consumo dos ultimos 12 meses. Compare o consumo de um ano atrás (mesmo mês) e se você tiver uma diferença muito grande, tente se lembrar se foi acrescentado algum aparelho eletrônico na residência, se o número de moradores era o mesmo ou se o ar-condicionado foi ligado com maior ou menor frequência.

Se você não identificou algo que possa ter alterado substancialmente o consumo em sua residência e a comparação do mesmo mês de um ano atrás for muito diferente, ai sim você deve entrar em contato com a CELESC para contestar a fatura.

Uma das maneiras de praticamente eliminar o seu custo de energia é a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaico para a geração própria de energia. O sistema gera energia para a empresa ou residência, e a energia gerada é abatida da fatura de energia.

Entenda o funcionamento do sistema em nosso site e entre em contato com a SOLARSOU para um orçamento sem compromisso.

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